TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS QUE DEIXAM AS FOTOS MAIS PROFISSIONAIS
- Fernando Zarcos
- Dec 20, 2018
- 4 min read

Conhecer as funções da câmara fotográfica e dominá-las, pode ajudar muito no momento de aplicar estas técnicas.
EFEITO BOKEH
O efeito Bokeh foi nomeado através da palavra “Boke”, que em japonês significa “desfoque”. Muito usado nas fotos profissionais, este efeito é muito misturado com a fotografia macro, mas as técnicas usadas são diferentes.
O Bokeh é um desfoque em forma de disco feito pelas luzes ao fundo da imagem. Alguns fotógrafos atingem esse efeito com filtros de lente em formatos diferentes, podendo ser de estrela, ou coração, por exemplo. Assim, o desfoque formado fica com a forma do filtro.
Para atingir o Bokeh, o fotógrafo deve diminuir a profundidade de campo ao aumentar até ao máximo a abertura da lente, assim como nas fotografia macro. É preciso também desfocar as fontes de iluminação ao fundo do ambiente a ser fotografado, para que elas fiquem em formatos de “bolinhas” na imagem.
Resumindo, o efeito Bokeh é atingido pela distorção dos detalhes e das fontes de luz ao fundo da imagem.

Golden Hour
Também conhecida como a “Hora Dourada”, é das técnicas fotográficas mais importantes para o olhar profissional e artístico do trabalho. Trata-se de fotografar nos horários propícios para atingir uma melhor e mais bonita iluminação. Esses horários são no nascer ou no pôr do sol.
A posição do sol, iluminando diretamente os elementos da foto num ângulo de frente e inclinado, é o que favorece a aparência da foto. Essa posição faz com que a iluminação fique mais suave e as sombras menos vincadas. Além de, por possuírem cores quentes, darem um toque artístico e dramático às imagens.
Apesar de parecer fácil atingir este filtro natural nas imagens, o fotógrafo precisa de ser rápido para aplicar a técnica fotográfica da Golden Hour porque essa condição favorável de luz vai desaparecer muito rapidamente, durando cerca de meia hora nos dois períodos do dia.

LENS FLARE
O Lens Flare surgiu no mundo da fotografia como uma falha, mas acabou por se tornar uma das técnicas fotográficas mais usadas hoje em dia, sendo considerado um efeito estético também.
Esse efeito é uma distorção do raio de luz que entra diretamente pela lente através dos seus contornos.

PANNING
O Panning é uma técnica fotográfica que requer experiência e paciência, mas pode ser atingida por qualquer câmara fotográfica. Esse efeito acontece quando um objeto em movimento é registado fazendo com que, na imagem, ele fique imóvel e que a sensação de velocidade venha do fundo do ambiente retratado.
Para atingir o panning, é preciso movimentar a câmara DSLR na mesma velocidade e direção em que o objeto se movimenta. Por isso, é preciso ter paciência pois o efeito pode não ser atingido na primeira tentativa.
O obturador da câmara tem de ficar aberto por um tempo que seja suficiente para que o movimento seja capturado a ponto de enodoar a imagem. A recomendação é de um segundo, mais ou menos.

REGRA DOS TERÇOS
Outra técnica fotográfica que pode deixar a sua imagem com uma aparência mais profissional, é aplicada a regra dos terços na composição da imagem. Essa regra é uma sugestão de disposição dos elementos numa foto, fazendo com que fiquem bem distribuídos e harmoniosos. Para isso, divida a tela mentalmente em nove partes e tente enquadrar o elemento principal num dos quatro pontos centrais.
Estudos imagéticos apontam que esses quatro pontos principais são os primeiros que os nossos olhos vêm. Logo, a disposição dos objetos nessa área chama mais atenção e valoriza mais o trabalho do fotógrafo e a sua obra.

EFEITO DE CONTRALUZ
Uma das técnicas fotográficas usadas por fotógrafos profissionais é o efeito contraluz que acontece quando o fotógrafo dispõe o objeto a ser fotografado entre a lente da câmara e a fonte de luz. Assim, a iluminação fica na parte de trás do elemento e não na frente, fazendo com que o fundo fique mais claro e produzindo imagens de silhuetas. As fotos, nas quais é usado o efeito de contraluz, ficam com muito mais contraste entre as partes clara e escura porque a lente não consegue balancear a iluminação como o olho humano.
O efeito contraluz é muito usado na hora de fotografar retratos. Quanto à técnica, trata-se de uma luz contrária suade com uma angulação indireta que garante um brilho leve e forma um contorno que destaca a pessoa retratada.
Esse tipo de contraluz pode ser feito artificialmente, com o uso de uma luz traseira posicionada acima da pessoa ou objeto, ou pode ser natural usando a luz solar.

LONGA EXPOSIÇÃO
O efeito causado pela longa exposição de imagens é um dos preferidos dos fotógrafos. No entanto, esta é uma das técnicas fotográficas que dão um pouco de trabalho.
A longa exposição é muito usada na hora de retratar imagens do céu e fotografias noturnas e esse efeito é atingido quando se deixa o obturador da câmara aberto por mais tempo que o normal. Dessa maneira, entra mais luz na lente formando o clássico efeito das fotos noturnas, ou até mesmo os lightpaintings.
Lembramos que, para fotografar com o obturador aberto e com pouca luz, o uso do tripé é fundamental, assim como câmaras com ajustes manuais de diafragma e exposição.
Caso contrário, as imagens podem sair tremidas e sem qualidade.

Mariana Paschoal
Comments